Empreendedor, o quanto você toma as decisões da sua vida?

 

O quanto o meio, no qual você está inserido, está tomando estas decisões por você?

Neste vídeo eu compartilho uma experiência e conto como passei a me dedicar ao futuro do meu negócio e ao meu futuro dentro dele!

Empreendedor, mude ou o mundo muda você!

O quanto você, empreendedor toma as decisões da sua vida? O quanto o meio, no qual você está inserido, está tomando estas decisões por você?

Prometo a mim mesma hoje será um dia diferente! Hoje vou tomar as rédeas da minha vida e do meu negócio! Hoje vou me dedicar a refletir sobre os meus objetivos e os objetivos da minha empresa. Esta manhã está tranquila já reservei a manhã toda para pensar sobre tudo isso! Fui mais além, já reservei todas as segundas no período da manhã para focar nas estratégias do meu negócio. Hoje eu começo!

Chego na empresa tudo calmo, ainda é cedo, quero aproveitar este momento, sento a mesa e ligo o computador! Uma pequena tentação, olhar os meus e-mails. NÃO! Minha mente grita, lembra o que combinamos sem e-mails nesta manhã.Ok, ok falo para mim mesmo, não vou olhar os e-mails, já estava decido, o foco agora é pensar sobre o futuro do meu negócio e o meu futuro dentro dele!

Olho para o computador página do word aberta, folha em branco, começo a escrever. O celular toca! Atendo é o Pedro diretor comercial da empresa!

Pedro não para de falar quando termina minha cabeça já está cheia de informações, desligo! Volto para a folha em branco, agora com um pouco mais de dificuldade de me conectar com o objetivo. A cabeça já ficou cheia de informações que o Pedro trouxe.

Vejo pela porta de vidro que Cláudio diretor administrativo chega, eu faço um sinal para ele de bom dia. Ele não vai para a sala dele vem direto para a minha. Eu preciso falar com você – diz Cláudio.

Empreendedor não preciso nem dizer para você onde esta história vai acabar! Esta foi mais uma daquelas manhãs que planejei pensar no futuro do meu negócio, nos objetivos que eu quero para ele e mais uma manhã que os problemas do dia a dia consumiram toda minha mente sem deixar um único espaço para pensar na estratégia.

Eu passei muitos anos vivendo estes acontecimentos em looping foram várias tentativas até eu perceber que isso não seria possível se eu não fortalecesse a equipe para tomar suas próprias decisões.

Este cenário só passou a mudar quando passei a criar um ambiente de confiança na empresa, acreditando no talento e potencial de cada um dos colaboradores. Esta atitude tornou possível descentralizar as decisões, gerar autonomia nas lideranças e consequentemente diminuir as demandas que recaiam sobre mim.

Com a diminuição das demandas foi possível estruturar melhor os papéis e funções de cada colaborador, melhorando desta forma a produtividade de cada um, diminuindo conflitos, facilitando novas contratações e atraindo melhores talentos.

Com todos estes ganhos o meu papel operacional foi deixando de existir e a minha agenda passou a ser preenchida de reuniões estratégicas, momentos de reflexão sobre o futuro do negócio, participações em eventos de inovação, etc.

Parece simples, mas não foi enfrentei muitos desafios nesta longa jornada.  Eu precisei da ajuda de mentores experientes, da colaboração e envolvimento da equipe e principalmente precisei querer mudar.

Sim eu precisei criar a consciência de que não existia somente a minha verdade, o meu jeito de fazer as coisas. Eu precisei ver que todos nós temos talentos e que o meu papel de empreendedora e empresária não era o de tocar todos os instrumentos da orquestra e sim como um maestro, conduzir os talentos individuais de cada um, despertando o seu melhor e gerando unidade entre todos os músicos, com a responsabilidade de não deixar a dinâmica musical se perder, seguindo sempre o Propósito Maior da organização.

Empreendedor quanto você se dedica a pensar sobre o futuro do seu negócio e o seu futuro dentro dele?


Este é um vídeo do Canal Paixão por Empreender. Se este assunto faz sentido para você, inscreva-se e também acompanhe pelo Facebook!

Mudita - Apoiando empreendedores a cuidar do futuro do seu negócio!

Inscreva-se para receba nossa Newsletter.

Conecte-se com a gente! @institutomudita

#mudita #institutomudita #paixaoporempreender #luanapace #empreendedores #empreendedorismo