Identificando e aproveitando lideranças informais na equipe Ir para o conteúdo principal

Quais os riscos e benefícios de uma liderança informal?

Ter líderes bem capacitados na equipe é essencial para o bom funcionamento da empresa. Esses líderes normalmente possuem um cargo de autoridade, sendo apontado pela própria organização como alguém apto a liderar e preparado para multiplicar o propósito, valores e crença do negócio para todos os colaboradores. Nós podemos chamar este profissional de líder formal.

Leia mais: Qual a Cultura Organizacional ideal para um mundo em transformação?

Então o que seria uma liderança Informal?

Liderança informal é caracterizada por um colaborador com talento nato de liderança que cresce na visão dos seus colegas e consegue uma posição de influenciador dentro da equipe, esse profissional não foi indicado pela organização como líder por um papel e uma missão e sim conseguiu uma posição de destaque entre os seus pares pelas suas próprias habilidades de inspirar e gerar admiração.

Este tipo de liderança, se não for identificada e explorada da maneira correta, pode gerar conflitos, já que não foi devidamente preparada para ser uma multiplicadora da Identidade da empresa, podendo disseminar propósitos e valores desalinhados com o que a empresa busca e deseja.

Leia mais: Por que o Propósito tem sido tão discutido atualmente?

Por isso é relevante que o empreendedor e as outras lideranças percebam rapidamente quando uma liderança informal está surgindo, treinando, orientando e otimizando sua atuação de forma positiva para todos, desta forma evitando conflitos futuros e aproveitando o potencial desse colaborador para gerar maiores benefícios para o negócio.

Características comuns de um líder informal

Senso de justiça: as pessoas que conquistam esse status de liderança dentro das equipes tendem a ter um elevado senso de justiça. É comum que defendam abertamente os outros colaboradores e causas que acreditam, se posicionando contrários a qualquer falta de ética, profissional ou pessoal.

Proatividade: um líder informal não se restringe apenas as suas tarefas e está constantemente a procura de novas atividades e desafios. Ao invés de esperar os comandos de seus superiores, esse colaborador toma pequenas decisões que fazem seu trabalho fluir mais naturalmente, desafogando o líder formal para que esse possa estar mais focado em decisões estratégicas e pensar no futuro do negócio.

Boa comunicação com a equipe: os colaboradores que alcançam posições de influência dentro das equipes têm um grande talento de comunicação interpessoal, conseguindo transmitir com mais facilidade tarefas, necessidades, e resolvendo conflitos de forma mais natural.

Vendedor de Ideias (influenciador):  por estarem mais envolvidos diariamente com todos da equipe, ter bons argumentos, capacidade de vender ideias e influenciar opiniões com mais força conseguem um maior número de informações sobre o funcionamento da empresa, as relações entre os colaboradores e departamentos, soluções mais funcionais para o negócio entre outros pontos.

Escuta ativa: mais do que apenas ter uma boa comunicação, esse líder também tem uma excelente capacidade de escuta ativa, utilizando da empatia e do não julgamento para conseguir entender de forma profunda os problemas e necessidades dos colaboradores e poder apoiá-los no que for necessário.

Leia mais: Empreendedor como buscar o melhor do outro para apoiar você na sua jornada?

Aproveitando as lideranças informais existente na sua organização.

Quando bem aproveitadas, as lideranças informais da empresa podem ser extremamente benéficas. Elas incentivam o relacionamento saudável entre os colaboradores, tomam decisões com mais facilidade, assumem diversas funções, engajam, e motivam os colegas a seguirem os objetivos da organização.

Para que seja possível aproveitar essa liderança informal, é necessário identificá-la rapidamente e conectá-la ainda mais com o propósito da empresa, para que a sua influência e decisão esteja sempre alinhada ao que é importante para o negócio, caso contrário a influência passa a ser usada de forma negativa tornando este líder informal um “sabotador” do negócio, já que seu poder de influência atrai mais de uma pessoa para seguir os seus ideais.

Leia mais: O que processos tem a ver com conflitos?

Os líderes formais devem ficar sempre atentos para o surgimento desses colaboradores influentes, por isso é importante serem líderes presentes e participativos no dia a dia das equipes, mantendo um canal aberto e acessível de diálogo com os colaboradores, identificando suas reais necessidades e incentivando os seus talentos.

No momento que o líder formal identifica essa outra liderança informal em crescimento dentro da equipe, é necessário agir com cuidado. Se aproximar demais desse colaborador influente pode afastá-lo do restante da equipe, marcando-o como “o queridinho do chefe” ou “preferido”. Não se aproximar o suficiente pode causar conflitos e a aplicação errada do Propósito da empresa.

O líder formal deve enxergar no informal uma nova possibilidade de engajar ainda mais sua equipe, criando um novo canal de comunicação com todos os colaboradores. Portanto, receber desse líder feedbacks constantes, sugestões de melhoria nos processos e funcionamento da equipe, além de transmitir a visão da empresa e o Propósito da organização, podem trazer benefícios de longo prazo para o negócio, desde aumento na produtividade, melhora no faturamento, até retenção de talentos nas equipes.

Leia mais: A mudança do mercado em direção a um consumo mais consciente e sustentável


Empreendedores e Líderes, vocês estão preparados para identificar e incentivar lideranças informais nas suas equipes?

×