O quanto a gestão do seu negócio ou a sua forma de liderar enfatiza o medo?

 
blog-instituto-mudita-2.jpg

Você sabe o que é Entropia Cultural e quais são os riscos para o seu negócio?

“Entropia é uma medida da quantidade de energia que é consumida na realização de trabalhos desnecessários ou improdutivos, a quantidade de conflito, fricção e frustração que os funcionários encontram nas suas atividades diárias que impedem a eles e à organização de operarem no nível mais alto de desempenho.

A maior fonte de entropia cultural dentro de uma organização é composta das ações e comportamentos com base no medo por parte dos líderes, gerentes e supervisores.

Quando os líderes, gerentes e supervisores estão ansiosos ou amedrontados, ou seja, quando eles têm necessidades deficientes não satisfeitas e expressam comportamentos disfuncionais como o controle, a manipulação, a acusação, a competição interna etc., a entropia cultural na organização aumenta e consequentemente o engajamento dos funcionários diminuem.

Por outro lado, quando líderes, gerentes e supervisores expressam comportamentos de atenção, cuidado e confiança, e quando a organização incentiva que seus funcionários sejam responsáveis e se responsabilizem pelo seu trabalho, dando-lhes espaço para assumir iniciativas que estimulem a performance, a entropia cultural diminui e o engajamento dos funcionários aumenta”. Trechos do livro A Organização Dirigida por Valores - Richard Barret.

O quanto a gestão do seu negócio ou a sua forma de liderar enfatiza o medo?

O quanto a gestão do seu negócio ou a sua forma de liderar gera confiança e incentiva a autonomia?

Empresas conscientes e conectadas com um propósito maior não se baseiam no medo para alcançar os seus resultados. Empresas conscientes entendem a importância de atrair pessoas que acreditam na mesma coisa que a empresa acredita e por isso conseguem criar uma relação forte e um ambiente de confiança, que consequentemente gera maior autonomia para os líderes e colaboradores apresentarem todo o seu potencial e realizarem o seu propósito de vida através do trabalho.

Exatamente por isso que a Mudita tem como objetivo não só envolver o empreendedor, mas sim os gestores, líderes e colaboradores da sua organização. Isso porque acredita que a união dos talentos da equipe e o seu comprometimento com um propósito maior, fará toda a diferença na criação de uma ambiente de confiança e colaboração, proporcionando autonomia e espaço para inovações constantes garantindo o crescimento e desenvolvimento de uma empresa sustentável.