Gerações Empreendedoras

 
blog-instituto-mudita-geracoes-empreendedoras-.jpg

Uma pergunta em minha mente cada vez mais frequente, busca respostas incessantemente, ainda sem muita clareza.

O que está acontecendo com o empreendedorismo? Acredito que o caminho para esta resposta vai de encontro a um longo trajeto composto de muita pesquisa, leitura, análise e entrevistas.

Como eu adoro um desafio estou assumindo esta responsabilidade de entender melhor o que está acontecendo. Como os jovens e os já consolidados empreendedores estão convivendo neste mundo de diferenças e talvez de complementariedade.  

Você já parou para refletir o que mudou?

O que eu posso dizer é que em alguns momentos eu tenho total identificação com este novo modelo de empreendedorismo, em outros momentos, me sinto peça fora de contexto.

Por que será? Quais são as grandes diferenças do empreendedorismo de 30 anos atrás do empreendedorismo de hoje? Existem similaridades ou são dois mundos completamente diferentes?

O mundo do empreendedor jovem das startups - planos de negócios, promessas de crescimentos acelerado, pitchs de 3 minutos, maratonas, hackathon (*), premiações, empreendedorismo para todos, inovação social, projetos escalonáveis, empreendedorismo ensinado nas escolas e universidades, empresas criadas para serem vendidas, etc.

O mundo dos empreendedores por necessidade ou hereditariedade: empresa familiares, crescimento moderado, projetos de sucessão, sustentação do negócio há longo prazo, negócio faz parte da família e a família faz parte do negócio, aprendizado passado de pai para filho, apego emocional ao negócio, etc.

O que sabemos é que estes dois mundos existem e de alguma forma vão entrar em contato um com o outro. O que não sabemos é como tudo isso vai acontecer!

(*) ”O Hackathon é um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um software que atenda a um fim específico ou projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis”.

significados.com.br