Empresas com Propósito têm melhores resultados financeiros.

 
instituto-mudita-blog-mudi-julho-p4-7.png

Segundo pesquisa realizada pelos autores Raj Sisodia, D Wolfe e J. Sheth detalhada no livro - O Segredo das empresas mais queridas – as organizações orientadas por Propósito tiveram resultado dez vezes superior do que as empresas do S&P 500 (índice que agrega as 500 ações mais relevantes para o mercado norte-americano) entre os anos de 1996 e 2011.

As empresas mais queridas também são as que trazem um retorno mais fantástico para os acionistas: 1025% nos últimos 10 anos, versus 122% para as empresas listadas no S&P 500 e 316% para companhias citadas na obra “Empresas feitas para vender” do Jim Collins. Estes dados demonstram o quanto empresas com um Propósito geram resultados superiores.

Pesquisa também realizada pela Blackrock, maior gestora de ativos do mundo, comprova que empresa com Propósito têm melhores resultados financeiros em longo prazo.

Isso ocorre pois as empresas com o Propósito claro e difundido através da sua Cultura Organizacional atraem maior número de talentos e conseguem engajar melhor seus colaboradores que permanecem por mais tempo ativos dentro da organização.

 
 
chamada-seis-passos-para-garantir-o-futuro-do-seu-negocio-empresas-com-proposito-2.jpg
chamada-seis-passos-para-garantir-o-futuro-do-seu-negocio-empresas-com-proposito-1.jpg
chamada-seis-passos-para-garantir-o-futuro-do-seu-negocio-empresas-com-proposito-3.jpg
 
 

Além disso estas empresas também têm maior facilidade de unir todos os colaboradores, lideranças e parceiros importantes para o negócio na busca de soluções para os problemas complexos que vão surgindo, isso porque todos estão conectados por um Propósito Maior.

É fato as empresas que têm uma estratégia de longo prazo ligada ao Propósito o desempenho é mais consistente, dificilmente há conflito entre gerar mais valor para o cliente e trabalhar alinhado aos objetivos da empresa, os dois caminham juntos gerando resultados positivos para ambos e como consequência maiores lucros para a empresa.

Organizações como Facebook, Amazon, Grupo Gaia, Reserva, Whole Foods, criaram seus negócios com base em Propósitos Maiores, estas empresas são símbolos do impacto que as organizações podem gerar quando se conectam com o cliente através da sua “razão de existir”.

Outro grande diferencial destas empresas que conseguem unir Propósito ao Sucesso está no desafio de colocar sua Identidade acontecendo na prática, no dia a dia da organização, ou seja, tornar esta “razão de existir” parte integrante e fundamental do ecossistema organizacional.

Para isso é fundamental implantar uma Cultura Organizacional alinhada com a Identidade, que promova na prática atitudes e rituais que mantenham o Propósito e os Valores da organização vivos para serem percebidos por todos: colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e a sociedade como um todo.

A Cultura bem gerida oferece os insumos necessários para a liderança tomar decisões assertivas no dia a dia da organização, assim como engaja colaboradores a se unirem em prol de objetivos maiores,  isso possibilita as organizações, mesmo nos momentos mais difíceis, continuarem prosperando, já que todos os envolvidos trabalham com visão de longo prazo e não somente focado nas necessidades diárias.

Qual a razão de existir do seu negócio? O quanto o Propósito da sua organização está claro? O quanto ele acontece na prática?

Empreendedor, quer saber mais sobre este assunto?

Clique no link e baixe gratuitamente o eBook "06 Passos para Garantir o Futuro do seu Negócio", do Instituto Mudita.


#institutomudita #mudita #luanapace #paixaoporempreender #empreendedorismo #proposito #culturaorganizacional #resultadosfinanceiros