Empreendedor você não pode ficar de fora!

empreendedor-voce-nao-pode-ficar-de-fora.jpg

O mundo on-line não se restringe a e-commerce tradicional de produtos ele também aborda serviços digitais e o mercado de infoprodutos.

Com o avanço acelerado da tecnologia os mundos on-line e off-line estão cada vez mais próximos.

Não faz mais sentido para as empresas olhar para estes dois mundos separadamente como uma decisão estratégica, na qual o empreendedor define em qual dos dois universos ele irá atuar.

Estes dois mundos são interdependentes um influencia no outro diretamente, por isso é essencial a integração entre os dois, mas ao mesmo tempo o cuidado de entender as peculiaridades de cada um.

Segundo Rodrigo Rodrigues responsável pela área de soluções de Marketing do Google, mesmo quem não vende on-line precisa estar presente neste canal para que os consumidores tenham acesso as informações necessárias para chegar até empresa no contexto off-line.

Rodrigo, na Feira do Empreendedor do Sebrae, trouxe dados significativos para reforçar a importância do mundo on-line nos dias atuais, segundo ele as pessoas geram 150 interações por dia no seu celular, 80% das pessoas pesquisam através do seus smartphones antes de efetuar uma compra.  A busca por lojas e estabelecimentos próximos da residência onde a pessoa mora aumentou 440%.

De acordo com o E-bit, os números do segmento só vem aumentando ano após ano, mesmo com a instabilidade financeira e a alta do dólar, foi registrado no primeiro semestre de 2017 um crescimento de 3,9% no volume de pedidos on-line com um tíquete médio de R$ 418,00. No total foram 21 bilhões de faturamento on-line no primeiro semestre de 2017 um salto de 7,5% em relação ao mesmo período de 2016.

É importante ressaltar que o mundo on-line não se restringe a e-commerce tradicional de produtos ele também aborda serviços digitais e o mercado de infoprodutos.

Vamos reunir algumas informações breves sobre cada um deles para que você empreendedor possa estudar qual a melhor alternativa para que o seu negócio faça parte do mundo on-line.  

E-COMMERCE

O e-commerce, é uma loja virtual que funciona 24 horas 07 dias por semana, que possibilita a venda de forma escalável para qualquer local do país ou mesmo do mundo. Ele cresce de forma exponencial ano a ano.

Muitos acreditam que somente os grandes players, ou seja, empresas com grandes estruturas conseguem crescer no mundo on-line, mas isso é um mito! Cada vez mais micro-nichos, segmentos que os grandes players não conseguem atuar encontram milhares de oportunidades para crescer e se fortalecer no mundo on-line.

Um tópico de extrema importância para qualquer empresa que se propõe a participar do mundo on-line é ter claramente definido qual o nicho de dedicação, assim como, qual a estratégia de atuação neste outro canal de vendas.

Alguns preferem ter sua própria loja on-line outros preferem fazer parte de um marketplace, que são grandes plataformas on-line, na qual vários empreendedores colocam seus e-commeces para a venda de produtos, exemplo a Submarino, Mercado Livre, entre outros.

O marketplace apesar da taxa de cobrança, grande número de concorrentes e da limitação de customização do design, pode ser uma boa sugestão para quem está iniciando, já que tem um grande número de visitantes, resultados mais relevantes em sites de busca, suporte na cobrança e logística dos produtos, podendo ser uma boa opção para o empreendedor adquirir experiência e poder futuramente construir seu próprio negócio on-line.

SERVIÇOS ON-LINE

Nos serviços on-line a negociação, compra, agendamento podem acontecer no mundo virtual e somente a entrega acontecer no mundo off-line. Alguns serviços já conseguem entregar 100% do seu processo on-line, como é o caso por exemplo de empresas de design, geração de conteúdo, programadores, mentorias, etc.

A Mudita, por exemplo, tem como propósito apoiar empreendedores a cuidar do futuro do seu negócio, uma das formas oferecidas é através de mentorias remotas, gerando uma experiência 100% on-line para construir o Propósito do Empreendedor e o Propósito e Identidade do Negócio com os mesmos resultados da experiência 100% off-line. Desta forma a Mudita ampliou sua atuação podendo apoiar empreendedores de todo o Brasil, ou mesmo do exterior, de uma forma prática, dinâmica e acessível.

O setor de negócios on-line direcionados para serviços é uma das áreas menos exploradas e que está crescendo nos últimos anos.

Para uma boa entrega de serviços on-line é fundamental deixar claro o que você empreendedor e o seu negócio pretendem entregar para o consumidor durante toda a jornada de compra e aquisição dos serviços oferecidos, todo o processo de trabalho precisa estar claro, por isso é importante caprichar na descrição dos serviços.

Um fator que pode auxiliar muito na venda de serviços on-line é mostrar credibilidade e gerar confiança, para isso explore bastante depoimentos em vídeos e se possível permita avaliações on-line.

INFOPRODUTO

Os infoprodutos são informações pagas ou gratuitas distribuídas ou vendidas em ambiente digital.

A proposta dos infoprodutos é produzir conhecimento certo para suprir a demanda de nichos de consumidores, ele pode acontecer através de aulas, conteúdos que apresentam como resolver problemas, vídeos e textos que vendem a sua expertise sobre um assunto, etc.

Para alcançar bons resultados no mundo on-line utilizando os infoprodutos é importante o empreendedor identificar que ponto o seu conhecimento e experiência se destacam, ou seja, quais as suas habilidades e experiências que podem auxiliá-lo a desenvolver conteúdos que sejam relevantes para o público escolhido.

Uma das principais vantagens dos Infoprodutos é que após a elaboração de todo o material e conteúdo o empreendedor consegue disponibilizar para uma infinidade de clientes, sem limitação de distância e sem o risco de ficar sem estoque.

Os infoprodutos também podem ser utilizados para gerar autoridade e conexão com o seu público de interesse para depois o empreendedor comercializar, por exemplo serviços on-line ou vender produtos no e-commerce.

Os infoprodutos podem envolver diversos tipos de entregas: infográficos, cursos ead, ebooks, vídeos, streaming e lives, podcast, e-zines, etc.

Quanto mais a visão de futuro do negócio estiver definida mais facilmente o empreendedor consegue escolher quais as melhores alternativas estratégicas no momento de integrar estes dois mundos, on-line e off-line criando experiências mais relevantes para o cliente.


Podcast: são gravações em áudio que simulam um programa de rádio.

Streaming ou live: são similares aos podcast, mas são feitos a partir de gravações ao vivo de vídeos.

E-Zines: são revistas eletrônicas, que podem ter sua assinatura mensal ou complementar outros formatos já citados.