Empreendedor a sua equipe pode sim fazer a diferença para o seu negócio!

instituto-mudita-blog-mudi-equipe-diferenca -junho-p0-7.png

 

No cenário atual, cada vez mais complexo, interdependente e ligado em rede, qualquer ação que você realizada de uma forma isolada atinge o sistema como um todo. É fato! Nós precisamos um dos outros. Então, como podemos e devemos cuidar das relações?

Como trazer o melhor de cada um, fortalecendo o grupo e unindo todos para atingirem os objetivos que o empreendedor busca para o seu negócio?

Todos nós temos talentos únicos. O desafio está em reconhecer, potencializar e colocar todos esses talentos a serviço da organização, direcionando e aplicando estes talentos para gerar valor e fazer a diferença na vida de outros colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e sociedade.

Quando buscamos resultados diferentes, é fundamental estruturar, apoiar e conduzir a todos para caminharem juntos.  Isto somente é possível quando investimos em pessoas. 

Durante estas diferentes trajetórias empreendendo eu sempre tive a necessidade de estar com pessoas, por isso a minha posição dentro destas empresas sempre esteve relacionada com o desenvolvimento das lideranças.

Com o tempo, empreendendo, eu percebi que apesar de sempre me dedicar a servir para o desenvolvimento de pessoas as decisões importantes da empresa ainda eram realizadas somente pelos sócios sem a participação das lideranças!

As consequências disto é que todos aqueles talentos pouco contribuíam para o sucesso do negócio, já que não se sentiam responsáveis pelo todo e sim somente pelas tarefas do dia a dia.

Como todo empreendedor nós partimos de algo que nos incomoda e que acreditamos, da nossa forma sonhadora de ser, que as coisas precisam mudar e que elas podem ser diferente.

Movida por este desafio comecei um processo de construção do propósito do negócio junto com os sócios, revisitando nossa história, para trazer uma identidade clara para os líderes e podermos juntos implantar uma Cultura que estivesse alinhada com a Identidade da empresa criando unidade e facilitando todos a caminharem para um único sentido. 

E foi exatamente o que aconteceu, foram os melhores anos da empresa, todos eram engajados e trabalhavam em prol de algo maior. Todos acreditavam no que a empresa acreditava e por isso a dedicação era além do esperado.

A empresa era composta por vários líderes empreendedores que trabalhavam como donos, pois sentiam que na empresa estavam também cumprindo o seu propósito de vida.

Foi neste momento que eu percebi que o meu propósito de vida não estava em uma empresa, mas sim apoiando diversos outros empreendedores na sua jornada.

E neste momento eu tomei uma das decisões mais difíceis da minha vida, abrir mão de uma empresa consolidada com 30 anos no mercado para ir em busca do meu propósito, em busca de fazer a diferença na vida de outros empreendedores.

E deste propósito nasceu a Mudita um Instituto de Empreendedorismo e Inovação que existe para apoiar empreendedores a pensarem na estratégia da empresa, por meio da construção da visão de futuro do negócio, conectada com o seu propósito. A partir da clareza dessas informações, trabalhamos para desenvolver uma cultura que fortaleça as relações existentes dentro e fora da empresa, gerando unidade para o negócio, ambiente inovador e crescimento sustentável a longo prazo.

#institutomudita #mudita #luanapace #proposito #culturaorganizacional #empreendedor #futurodonegocio