Como ser um líder no contexto atual?

instituto-mudita-blog-mudi-lider-atual-junho-p3-8.png

Nós estamos vivendo um momento no qual liderar exige muito autoconhecimento, os desafios cada vez mais complexos requerem das lideranças a percepção clara de quais talentos são necessários unir aos seus para encontrar soluções que realmente sejam eficientes a longo prazo. 

Quando o líder passa por uma jornada de autoconhecimento tendo claro para si o seu Proposito, os seus talentos, a sua forma de liderar, entendendo suas crenças, seus limites, sua relação com o outro, sua forma de tomar decisões, seus objetivos futuros, mais facilmente este líder consegue juntar equipes alinhadas com os seus valores e com talentos complementares aos seus,  estruturando desta forma grupos multidisciplinares, inovadores, capazes de apoiar a organização a alcançar a sua visão de futuro.

É importante que o líder tenha conhecimento sobre o que cada um dos profissionais, que fazem parte do ambiente organizacional, tem de melhor para entregar e fortalecer o grupo como um todo.

Para reunir grupos realmente eficientes para lidar com os desafios atuais o líder precisa trabalhar quase como um detetive de talentos, um detetive que não pode se limitar a encontrar e identificar o talento, mas também que revele para o colaborador o seu talento, já que é frequente encontrar situações na qual o próprio colaborador não tem a consciência do seu potencial. 

Esta ausência de percepção sobre o real potencial que cada um de nós temos é consequência de uma sociedade que não foi treinada para se conectar com o que tem de melhor para entregar para o universo, mas sim uma sociedade influenciada muitas vezes por desejos de outros, que ao longo da vida influenciam nossas decisões mais pautadas pelas tendências de mercado, ou pela tradição da família do que pela nossa autêntica vocação. 

Segundo Joan Garriga Bacardi a capacidade de receber amplia a capacidade de dar! Quando você recebe reconhecimento pelos seus talentos verdadeiros amplia a sua capacidade de colocar os seus talentos a serviço de todos. O reconhecimento empodera o liderado para atuar com o seu potencial máximo.

Portanto o líder tem como desafio identificar, reconhecer e empoderar o colaborador para usar todos os seus talentos em prol do Propósito e da Visão de Futuro da organização.  

Neste momento é válido reforçar três premissas básicas fundamentais na atuação do líder para que o empoderamento tenha ambiente fértil para acontecer: descentralização, autonomia e colaboração.

Descentralização: ela acontece a partir do momento que o líder compreende que cada indivíduo tem talentos únicos, e que ao centralizar e tentar resolver tudo sozinho está minimizando o potencial de atuação da organização.

Autonomia: para que ela aconteça é necessário empoderar cada talento da organização para expor o seu melhor encontrando a sua forma autêntica para atuar no ambiente de trabalho. Neste ponto é fundamental reforçar a importância da Implantação da Cultura, pois ela permite que o liderado tenha autonomia para tomar decisões, mas sempre pautadas pelos Valores da organização e orientados pelo Propósito da empresa.

Colaboração: aqui a mágica realmente acontece quando existe a consciência geral da importância da união dos talentos de diferentes pessoas para buscar soluções que realmente sejam eficientes a longo prazo no contexto organizacional. O melhor de cada um em prol do Propósito Maior.

Para que estes três pontos possam existir dentro das empresas é necessário a construção de uma Cultura que estimule ambientes menos competitivos e mais colaborativos, com objetivos menos individuais e mais objetivos focados em Propósitos Maiores, menos liderança pelo medo e mais liderança consciente da importância do indivíduo atuando no coletivo.

A capacidade de receber amplia a capacidade de dar! Quando você recebe reconhecimento amplia a sua capacidade de dar ainda mais aquilo que você tem de melhor - os seus talentos. O reconhecimento empodera o liderado para entregar ainda mais os seus talentos. 

#institutomudita #mudita #luanapace #paixaoporempreender #empreendedorismo #proposito #culturaorganizacional #fortalecimentodolider #colaboracao

Nós estamos vivendo um momento, no qual liderar exige muito autoconhecimento, os desafios cada vez mais complexos requerem das lideranças a percepção clara de quais talentos são necessários unir aos seus para encontrar soluções que realmente sejam eficientes a longo prazo.