5 passos para colocar a Cultura Organizacional em prática Ir para o conteúdo principal

A cultura organizacional de uma empresa engloba um sistema de valores compartilhados entre lideranças e colaboradores que orientam as ações e projetos de toda uma organização.

É por isso que construir uma cultura organizacional com uma visão de negócio sólida e que possui valores e missão bem definidos é a chave para o crescimento e o sucesso de uma organização.

A pesquisa Retorno da Cultura: Provando a conexão entre cultura e lucro (em inglês Return on Culture: Proving the connection between culture and profit) realizada em 2019 pela empresa de auditoria Grant Thornton em conjunto com a Oxford Economics, analisou mil executivos e colaboradores de empresas de cinco setores dos Estados Unidos com receitas de 200 milhões a 5 bilhões de dólares e revelou que:

  • Empresas de capital privado que possuem culturas organizacionais extremamente saudáveis são 1,5 vezes mais propensas a ter um crescimento em suas receitas de mais de 15% ao longo de três anos;

  • Empresas de capital aberto com culturas extremamente saudáveis são 2,5 vezes mais propensas a ter um aumento no valor de suas ações ao longo de três anos.

Além disso, uma pesquisa realizada pela PwC em 2021 com 3.200 lideranças e colaboradores em mais de 40 países aponta que 69% dos executivos em posições sênior afirmam que o sucesso de suas empresas durante a pandemia ocorreu por conta de uma cultura organizacional fortalecida. No geral, 67% dos entrevistados relataram que a cultura é mais importante do que estratégia ou operações.

Os estudos realizados tanto pela Grant Thornton em parceria com a Oxford Economics, quanto o conduzido pela PwC, mostram que construir uma cultura organizacional sólida ajuda as empresas a crescerem e a prosperar financeiramente, mantendo também seu capital humano por um longo período.

Mas, antes de colocar a cultura organizacional em prática, é fundamental que os empreendedores e líderes da organização tenham clareza da Identidade Cultural e dos objetivos futuros que se quer para o negócio.

Lembre-se sempre que a cultura de cada organização é diferente, portanto é fundamental garantir e sustentar aquilo que torna o seu negócio único.

A seguir, confira alguns passos importantes para colocar a cultura organizacional da sua empresa em prática:

PASSO 1: Colaboradores com senso de pertencimento

O primeiro passo é estabelecer uma cultura organizacional que atue de forma horizontal. Ou seja, alinhar os objetivos da organização com as motivações dos colaboradores, trabalhando, assim, de maneira contínua para um alinhamento entre as visões, propósitos e objetivos de todos os agentes que são partes do negócio.

Para isso é importante que o colaborador faça parte da Construção da Identidade Cultural, ou da revisão dos seus conceitos, pois quanto mais os colaboradores participam, mais aumenta o seu senso de pertencimento e, consequentemente, a sua dedicação.

Outro caminho também relevante para apoiar os colaboradores a aumentar esta conexão com a cultura da empresa é a prática do autoconhecimento dirigido à cultura. Ou seja, quanto mais eu me conheço, melhor entendo meu potencial e como ele se conecta com a cultura da organização. Dessa forma, eu consigo agregar maior valor ao negócio.

A Jornada Liderança com Propósito, uma das soluções do Instituto Mudita, atua exatamente nessa direção. Tudo isso irá contribuir para que o colaborador se sinta valorizado pela empresa, aumentando, assim, o seu sentimento de pertencimento à organização.

PASSO 2: Foco em desenvolvimento profissional e engajamento 

Parte fundamental de uma cultura organizacional é investir constantemente no desenvolvimento dos colaboradores.

Treinamentos, palestras, mentorias e atividades que desenvolvam e explorem as habilidades profissionais de cada colaborador é importante para manter os profissionais engajados e conscientes de que o sucesso deles é também o da empresa.

A pesquisa Retorno da Cultura revela que a retenção de colaboradores (capital humano) é impulsionada pelo engajamento dos mesmos. Profissionais que descrevem a cultura organizacional de suas empresas como saudáveis têm 2,4 vezes mais chances de ficar na mesma empresa.

Para apoiar esse processo de desenvolvimento do colaborador é importante definir, a partir dos elementos da Identidade Cultural do negócio, as competências essenciais que servirão como norte para o desenvolvimento e constante alinhamento dos colaboradores com as lideranças e com as expectativas da empresa.

As competências tornam mais tangíveis os elementos da cultura, facilitando o recrutamento e seleção de novos talentos e o desenvolvimento dos colaboradores. Além disso, elas apoiam as lideranças que também recebem orientações específicas a fim de contribuir com o seu desenvolvimento.

PASSO 3: Construir lideranças multiplicadoras

Colocar a cultura organizacional em prática requer a construção de lideranças multiplicadoras. Ou seja, líderes e gestores que tenham clareza do propósito, visão, missão e valores da organização e que priorizem cada aspecto da cultura no dia a dia do seu trabalho.

Para isso, os líderes precisam ter espaço para discutir abertamente a cultura e os valores da empresa com suas equipes, bem como incorporar os feedbacks dos colaboradores para que a cultura esteja alinhada com todos os agentes do negócio.

Liderar por exemplo é a chave para que líderes e gestores possam reforçar a cultura, tornando-se referência e inspiração para todos os profissionais da organização.

PASSO 4: Ações práticas para a cultura organizacional

Com lideranças multiplicadoras, colaboradores alinhados à cultura e engajados com o processo de mudança, é momento de co-criar ações para que a cultura organizacional aconteça na prática.

Ações práticas como a revisão dos processos, estruturas, normas e comportamentos devem ser pensados em conjunto para que cada profissional viva a cultura no seu dia a dia dentro da organização.

Além disso, trazer lideranças e colaboradores juntos nessa prática, reforça o sentimento de pertencimento e de responsabilidade.

PASSO 5: Segmento e monitoração da cultura organizacional 

Monitorar a cultura organizacional continuamente é fundamental para avaliar se as mudanças implementadas estão sendo efetivas.

Por exemplo, acompanhar de perto se programas e iniciativas estão contribuindo para o engajamento dos colaboradores. Caso não estejam, de que maneira o feedback dos profissionais pode ajudar a melhorar essas atividades?

Além disso, um processo de recrutamento e seleção alinhado com os valores da empresa é importante para que a cultura se sustente a longo prazo. Muitas organizações utilizam ferramentas como o fit cultural nas entrevistas. O fit cultural se trata da capacidade de uma pessoa em se adaptar às crenças e aos comportamentos que compõem a organização.

Outro fator importante no recrutamento é a análise das competências comportamentais da pessoa e se elas se enquadram com o que é esperado pela organização.

Desta forma, é possível realizar contratações de profissionais que já estejam previamente alinhados com a cultura da empresa.

Ao iniciar o trabalho, também é necessário realizar o processo de integração (onboarding) com o colaborador acelerando o seu processo de imersão na cultura e no entendimento de qual é o seu papel dentro da empresa como um todo.

O processo de integração geralmente usa ferramentas como acolhimento, distribuição de regulamentos, manual de boas práticas, boas-vindas, bate-papo com os profissionais da mesma área, programa mentor etc.

Realizar alinhamentos constantes com cada colaborador também é importante para entender suas percepções e avaliar se a vivência da cultura no seu dia a dia tem contribuído para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Colocar a cultura organizacional em prática pode ser um processo desafiador. É por isso que nós, do Instituto Mudita, criamos a Consultoria para Fortalecer a Cultura Organizacional, na qual ajudamos empresas a construírem, fortalecerem e implementarem os elementos da cultura discutidos ao longo do texto.

Junto às lideranças das empresas, auxiliamos as organizações a realizarem cada um dos passos mostrados, desde a definição da identidade da empresa, até a aplicação da cultura na prática e sua sustentação a longo prazo.

Conte conosco para fortalecer a cultura organizacional da sua empresa ou revitalizar a cultura que já está estabelecida.

Saiba mais acessando a parte “Consultorias” no menu ou agende uma reunião pelo WhatsApp 011 99785-4331.

×