Por que o Propósito tem sido tão discutido atualmente? Ir para o conteúdo principal

O mundo muda cada vez mais rápido e é necessário que as empresas sigam esse ritmo de transformações constantes. Uma das mudanças que tem sido muito discutida é a definição clara do Propósito da organização, fundamental para servir como um guia para as decisões tomadas pelos empreendedores, lideranças e colaboradores.

O assunto está tão em alta que foi discutido no Fórum Econômico Mundial de 2018, com a COO da BlackRock, Karina Saade, à frente do painel “Liderando Negócios com Propósito”, que aproveitou para reforçar a importância do Propósito das organizações para que elas sobrevivam aos dias atuais com uma vantagem competitiva clara e maior chance de lucro a longo prazo.

Leia mais: Empresas com Propósito têm melhores resultados financeiros

Toda empresa é criada com um Propósito!

A verdade é que toda empresa foi criada com um Propósito. Todo empreendedor, ao iniciar o seu negócio tem um desejo, uma intenção, um objetivo maior que move as suas ações para transformar a sua ideia em um negócio, ele acredita verdadeiramente em algo que se torna o Propósito da existência da sua empresa.

Com o passar do tempo o que acontece é uma perda ou enfraquecimento deste Propósito, principalmente quando: a empresa cresce sem manter uma cultura forte,  sem ter processos claros alinhados ao propósito do negócio e quando o empreendedor se distancia da real razão pela qual criou sua empresa,  dificultando a disseminação do Propósito para os seus colaboradores e líderes.

Leia mais: Empreendedor o futuro do seu negócio está em suas Mãos!

Jim Collins, no livro “Feitas para Durar”, cria a seguinte analogia: “Imagine que você conhece uma pessoa capaz de olhar para o céu ou as estrelas em qualquer hora do dia e saber que horas são, essa pessoa seria incrível e provavelmente admiraríamos sua habilidade. Mas essa pessoa não seria muito mais incrível se, ao invés de apenas dizer as horas, construísse um relógio que poderia dizer as horas para sempre, mesmo depois que ela morresse?”

E muito se engana quem acredita que ter um Propósito estabelecido em uma organização significa ter escrito a visão, valores e missão da empresa em um grande quadro na recepção. Frases clichês que não são aplicadas no dia-a-dia por todos os envolvidos com o negócio tendem a gerar um efeito contrário do esperado. As pessoas que se aproximaram da empresa por acreditar que ela defende e trabalha por um Propósito, ao perceber que na prática não é de fato isso que acontece, sentem-se enganadas e tornam-se verdadeiras “embaixadoras” negativas da marca.

Leia mais: Não cuidar do propósito e do futuro do seu negócio: o que acontece?

Segundo Joey Reinam autor do livro “Propósito” “A cultura é composta das crenças compartilhadas de uma organização. Quando essas crenças estão alinhadas, mas não são intensas, um mal-estar institucional se instala na empresa. Quando as crenças compartilhadas estão desalinhadas e são intensas, a discordância fermenta. Somente quando as crenças estão alinhadas e são intensas é que um sistema de crenças fortes se desenvolve.”

Portanto estabelecer e fortalecer o Propósito da organização irá exigir  mudanças em todos os níveis da empresa: Níveis da Identidade, Relações, Processos e Recursos, gerando clareza de Identidade alinhada aos objetivos dos empreendedores, rituais práticos que fortaleçam a Cultura, revisão de processos, analise dos stakeholders para entender se estão alinhados ao Propósito da empresa, lideranças fortalecidas para tomarem decisões e motivarem seus colaboradores de acordo com a Identidade do negócio e conhecimento profundo das necessidades dos cliente e como o Propósito da organização pode apoiá-los entregando a melhor experiência.

Leia mais: O caminho para apoiar as empresas a lidar com as mudanças!

Lucro e produtividade não movem o seu negócio, mas são importantes

Lucro e produtividade são importantes, ninguém consegue dizer o contrário, mas não são eles que movem, motivam e engajam todos que fazem parte da sua empresa para entregar a melhor experiência para o seu cliente.

Segundo Ricky Gilkey, pesquisador de neurociência da Emory University “As pessoas não são motivadas por resultados. Tudo se resume ao fator humano – e o Propósito é a força por trás disso. É o que mexe com as nossas almas e nos inspira a fazer grandes coisas por longos períodos de tempo.”

O que move todas as pessoas envolvidas com a sua empresa a se dedicarem diariamente? Além de dar lucro e gerar renda qual a diferença que a sua organização está fazendo na vida de outras pessoas, outras empresas e da sociedade?

Leia mais: Qual a Cultura Organizacional ideal para um mundo em transformação?

Muitos empreendedores, ao se depararem com estas perguntas, sentem-se acuados por terem medo de se afastarem da ideia de ser uma empresa com foco no “lucro e produtividade” sem perceber que respondendo a essas perguntas, existe uma probabilidade muito maior da empresa crescer, ter mais lucro e mais produtividade.

Colaboradores motivados que encontram no seu trabalho um Propósito e uma Visão de Futuro alinhados com os seus valores de vida trabalham com mais garra, conseguem focar melhor as suas tarefas, tomam decisões mais rapidamente, organizam melhor sua vida em torno da empresa já que sentem uma vontade legítima de crescer junto com ela.

No filme vencedor do Oscar “A Invenção de Hugo Cabret”, na torre do relógio de uma estação de trem o personagem principal divide a perspectiva a seguir com sua amiga Isabel. “Gosto de imaginar que o mundo é uma grande máquina.  Você sabe, máquinas jamais tem peças sobrando, tem sempre o número exato e o tipo de peça de que precisam. Por isso, se o mundo todo é uma grande máquina, tenho de estar aqui por alguma razão. E isso quer dizer que você precisa estar aqui por alguma também.”

Esta passagem do filme nos gera reflexões profundas, se todos nós, indivíduos e empresas temos uma razão de existir nesta grande máquina que chamamos de mundo, qual a razão de existir do seu negócio? Qual a sua razão de existir dentro do negócio?

Leia mais: O que será cada vez mais fundamental para a sobrevivência das empresas?

Propósito não é apenas para os colaboradores

O propósito une. Une seus colaboradores e lideranças com a empresa, e une também os seus consumidores com o seu negócio.

As pessoas mudaram e tornaram-se mais seletivas com relação as empresas e onde elas decidem gastar o seu dinheiro. Querem organizações que se encaixem com os seus valores e crenças, que conversem com elas em níveis mais profundos e gere relações verdadeiras.

Trazer clareza e colocar em prática o Propósito do negócio significa criar um ponto de conexão com o seu consumidor. Com tecnologias, serviços e produtos tornando-se cada vez mais semelhantes, é necessário que a sua empresa se diferencie do restante por meio do seu Propósito.

Com o Propósito e a Cultura fortalecidos a empresa vende mais e gera relacionamentos duradouros que engajam o cliente a falar positivamente dela para o mercado, criando verdadeiros defensores da marca que percebem e disseminam o que a sua empresa acredita.

Segundo Joey Reiman “Se uma marca tem Propósito não compramos simplesmente um produto ou serviço aderimos a uma ideia”. “Uma vez que todos nós queremos trabalhar numa empresa constituída por algo mais elevado, os empregados adquirem o papel de mensageiros da posição da empresa. Alianças se formam entre pessoas, e não mais contratos entre consumidores.”

Leia mais: Sim! Existe uma forma prática para você pensar no futuro do seu negócio


E você, empreendedor, está preparado para encontrar o verdadeiro Propósito da sua empresa e construir um negócio duradouro que engaja e conecta pessoas?

×