Não perca os talentos da sua empresa Ir para o conteúdo principal

Montar uma equipe com colaboradores talentosos é um desafio para todo empreendedor e líder, mas manter esses talentos na sua empresa pode ser ainda mais desafiador.

Talentos são altamente requisitados pelo mercado e tem altas exigências sobre a organização onde está incluído, por isso é importante que você faça as mudanças necessárias para acomodar essa nova geração de colaboradores sem que haja uma ruptura com os princípios e cultura do seu negócio.

Desde o processo de contratação até o ambiente de trabalho, todos os aspectos da empresa serão analisados no momento da decisão de um talento entre escolher pela sua organização ou seu concorrente.

Leia mais: Empreendedor a sua equipe pode sim fazer a diferença para o seu negócio!

• Entender os talentos de cada colaborador

É importante que você perceba exatamente os talentos dos seus colaboradores. Um erro muito comum do empreendedor que quer manter essa pessoa na empresa é promovê-la para um cargo de liderança sem a análise certa do perfil desse colaborador.

“Pegar alguém brilhante tecnicamente e tentar ajustar em carreiras de liderança pode ser um grande erro. Tirar alguém da sua zona de competência é muita crueldade.”, diz Leni Hidalgo, professora da pós-graduação do Insper.

A percepção de que nem todos estão prontos para liderar ajuda no momento de escolher o caminho que esse colaborador tomará dentro da sua empresa. Alguém com perfil mais técnico deve ser mantido em funções técnicas, assim como alguém com o perfil de líder deve ser incentivado com posições de liderança.

Leia mais: Empreendedor como buscar o melhor do outro para apoiar você na sua jornada?

Uma habilidade chave para perceber o talento de liderança é a “learning agility”, a capacidade de aprender rápido e se adaptar a situações novas, por isso incentivar a participação dos colaboradores em áreas e departamentos diferentes é importante para desenvolver a habilidade de aprendizagem rápida.

• Missão do cargo

O momento da contratação desses talentos é fundamental. É aqui que você começa um caminho de sucesso com os seus colaboradores sem gerar rupturas.

O primeiro passo para um processo de seleção que consiga encontrar profissionais talentosos e que se encaixem com perfeição no perfil da sua empresa é a definição do Propósito da organização. Com um Propósito bem definido e aplicado, selecionar talentos será um processo simples, pois você já conhecerá a pessoa ideal para trabalhar na sua empresa, suas crenças, valores e vontade de crescimento.

Leia mais: Consciência de Propósito

O próximo passo é a definição da missão do cargo. E a missão do cargo é muito mais do que apenas fazer uma descrição das funções e encontrar um título impactante. É definir a causa que o colaborador irá defender dentro da empresa, as missões e objetivos desse cargo, qual a sua parcela de responsabilidade para que a organização entregue o seu Propósito Maior.

Com a missão do cargo bem definida, conseguimos um perfil mais acurado para a função que será preenchida e uma perspectiva de remuneração mais otimista.

Leia mais: Como atrair talentos para a sua empresa?

Não se engane, a remuneração justa é um fator muito importante para atrair e manter esse talento na sua empresa, por isso tenha bem planejado as metas de crescimento para esse colaborador, inclua feedbacks constantes que o ajudem a atingir essas expectativas do seu plano de carreira, e incentive o seu desenvolvimento com investimentos em cursos e treinamentos.

• Propósito da sua empresa

Já falamos sobre a importância do Propósito no momento da contratação, mas não adianta ele se limitar apenas a isso. É necessário que toda a sua empresa se encaixe nessas expectativas criadas no processo de seleção, que todos os seus colaboradores acreditem no que o seu negócio faz e estejam bem alinhados com a sua cultura organizacional.

Leia mais: Empresas com Propósito têm melhores resultados financeiros

Um ambiente de trabalho acolhedor e inovador incentiva a permanência de talentos na sua empresa, por isso trabalhe suas lideranças para transmitirem esses valores para todos os colaboradores. Não adianta você ter um espaço aberto e disruptivo se os líderes não incentivam conversas e discussões interdisciplinares entre a sua equipe. Não adianta você se posicionar como uma empresa aberta ao diálogo se os seus líderes são autoritários e estão afastados do restante dos colaboradores.

Crie uma cultura organizacional que reflita seu Propósito, envolva os colaboradores nas decisões da empresa para mantê-los alinhados com este Propósito, tenha líderes inovadores e abertos que conversem com suas equipes. Tudo isso acolherá seus talentos e incentivará a sua permanência na empresa.

Leia mais: O quanto a gestão do seu negócio ou a forma de liderar, gera confiança e incentiva a autonomia?

• Participe da vida dos seus colaboradores no dia a dia do negócio.

Tenha uma participação ativa no dia-a-dia da sua empresa. Entenda o que pode estar afetando negativamente seus colaboradores e tome medidas rápidas sobre o problema. Perceba atitudes e talentos positivos e os incentive.

É importante para as suas equipes perceberem a presença do empreendedor dentro da empresa, não se torne uma figura inacessível, pelo contrário mostre todas as suas qualidades e habilidades participando do dia a dia do negócio e dos colaboradores, entendendo suas reais necessidades e apoiando no que for necessário. Ter esse tipo de ligação com o empreendedor aproxima ainda mais o colaborador do Propósito da sua empresa e aumenta a crença de que este é o lugar certo para ele estar. Humanizar a sua imagem perante os seus colaboradores irá deixá-los mais próximo do seu Propósito.

Leia mais: Como ser um líder no contexto atual?


Agora que você sabe o que é preciso para manter seus talentos na sua organização, tome as medidas necessárias e faça as mudanças que precisam ser feitas para que seus colaboradores sintam-se ainda mais próximos de você e do seu negócio.

×