Empreendedor você consegue dedicar parte do seu tempo para pensar no futuro do seu negócio?

 
 

Um dos grandes desafios do empreendedor está em conseguir equilibrar o estratégico e o operacional e, ao mesmo tempo, cuidar das relações humanas entre todos: sócios, lideranças, colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros, etc.

O empreendedor de pequeno e médio porte trabalha de forma muito ativa dentro do negócio: participa das atividades e, em geral, é a principal engrenagem que faz a máquina funcionar! Qualquer decisão, de alguma forma, envolve o empreendedor.

Nesse cenário, a sobrecarga de atividades ligadas aos problemas do dia a dia absorve todo o tempo do empreendedor, sobrando quase nada para pensar sobre o futuro do negócio e o futuro dele dentro do negócio!

Sem direcionamento, as pessoas dentro da organização acabam criando a sua própria forma de entregar o que a empresa se propõe a fazer, gerando muitos conflitos internos, perda de talentos e da identidade do negócio, insatisfação dos clientes, queda na produtividade e perdas financeiras, entre outros pontos.

Para evitar esse cenário, o empreendedor acaba se envolvendo em todas as atividades, centralizando decisões e se ocupando das pequenas atividades do dia a dia e, naturalmente, construindo lideranças e equipes dependentes, enfraquecidas, que pouco contribuem ou colaboram na busca de soluções e inovações para o negócio.

Quando perguntamos para os empreendedores qual é o maior desafio que eles enfrentam, além do financeiro, a resposta é sempre a mesma:  pensar sobre o futuro do negócio e lidar com as pessoas no dia a dia!

As relações humanas dentro das organizações são fundamentais para que a empresa possa entregar os seus serviços, agregando valor, diferenciando-se no mercado e, consequentemente, atingindo os seus objetivos futuros.

Da mesma forma, é por meio das relações que os processos com seus fluxos de trabalho, de documentos e informações podem ou não entregar a melhor experiência, agregando valor para o cliente.

Para apoiar você empreendedor e líder a pensar na estratégia da empresa, por meio da construção da Visão de Futuro do negócio, conectada com o seu Propósito Maior e cuidando das relações entre as pessoas baixe eBook gratuito clicando aqui "06 Passos para Garantir o Futuro do seu Negócio", do Instituto Mudita.

 


 

#institudomudita #mudita #paixaoporempreender #luanapace #ebook #empreendedor #proposito #cultura # relacoeshumanas